LIMO, o primeiro robô móvel multimodal, incorporado com múltiplos sensores e módulos de IA

O LIMO é um inovador robô móvel multimodal, compacto e totalmente personalizável. 

Com módulos de Inteligência Artificial e pacotes ROS de código aberto, o Limo é um robô ideal para uso nos sectores da educação, investigadores e entusiastas de programação que pretendam desenvolver robôs de IA de forma fácil e integrada. 

Como é o robô LIMO?

O robô LIMO é uma plataforma robótica incrivelmente versátil e multifuncional tanto para iniciantes tal como para programadores avançados. Este é programável através das linguagens de programação modulares ROS 1 ou ROS 2, a fim de alcançar todo o tipo de aplicações, tais como: Localização e Mapeamento Simultâneos (SLAM), planeamento e navegação autónomas de rotas, prevenção de obstáculos e detecção de objectos.

Localização e mapeamento simultâneos
Detecção e prevenção de obstáculos
V-SLAM

Modos de deslocação

O robô LIMO possui quatro modos de deslocação, tornando-o substancialmente superior a outros robôs da sua classe. Os modos disponíveis são: Omni Wheel Steering, Tracking Steering, Four Wheel Differential Steering e Ackermann Steering

A alternância entre estes modos podem ser efectuadas em apenas 3 minutos, possibilitando atender aos requisitos dos mais diversos ambientes, incluindo cenários internos e externos.

Modo Omni Wheel Steering

O modo Omni Wheel Steering pode realizar translação e rotação na sua posição para qualquer direcção, incluindo o deslocamento recto, oblíquo, horizontal, em forma de S, em rotação de raio zero, em espaços estreitos e irregulares sob qualquer ângulo, etc.

Modo Four-wheel Differential Steering

O modo Four-wheel Differential Steering é ideal para a deslocação em todo o tipo de terrenos complexos. Neste modo é possível dirigir em qualquer tipo de superfície, desde lisas a arenosas.

Modo Ackermann Steering

O modo Ackermann Steering é muito semelhante à condução de um automóvel, girando as rodas dianteiras e traseiras nos ângulos apropriados para uma direção mais estável. Este sistema é personalizável com base na velocidade de direção.

Modo Tracked Steering

O modo Tracked Steering consiste numa esteira sobre rodas, ajustando as velocidades de direcção sincronizando os lados esquerdo e direito do robô. Este tipo de suporte de tracção facilita a deslocação em superfícies tais como, estradas lisas, estradas arenosas e irregulares, declives, etc.

Como alternar do modo Ackermann Steering para o modo Omni Wheel Steering?

Basta puxar os botões vermelhos.

Inúmeras possibilidades através de Software Open-Source

Equipado com várias portas USB e equipado com uma Nvidia Jetson Nano, o robô LIMO pode ser totalmente personalizado de acordo com todas as suas necessidades. Podem ser adicionados outros componentes de hardware conectando-os directamente as suas portas.

A programação demo, pacotes ROS ou simulações desenvolvidos pelo Gazebo também são suportados.

O LIMO é um robô aconselhado para iniciantes no mundo da robótica devido à sua fácil utilização e conteúdos de suporte. É também ideal para utilizadores avançados devido à sua versatilidade, sendo uma óptima ferramenta para fins educativos, tal como a STEM por exemplo.

O LIMO é aplicável a muitas áreas de investigação tais como a Inteligência Artificial, campeonatos de robôs, condução autónoma ou investigação e desenvolvimento robótico.

LIMO, um robô de múltiplos sensores

LIMO vem equipado por um processador NVIDIA Jetson Nano. O Jetson Nano é uma ferramenta ideal na iniciação da aprendizagem nos campos da Inteligência Artificial e Robótica. Este processador permite uma rápida iniciação assim como acesso total aos recursos open-source.

Equipado com um LIDAR 360°, câmera infravermelha RealSense e um ecrâ sensível ao toque, o LIMO possui uma configuração de sensores de alto desempenho e totalmente integrados.

Com estes recursos incríveis, ao robô LIMO é permitido calcular a sua localização precisa e de forma automática. Com ele é também possível efectuar mapeamentos SLAM e V-SLAM, planeamento de rotas e prevenção autónoma de obstáculos.

Não tão menos importante, nas áreas da condução autónoma é possível efectuar todo o tipo de estacionamentos, reconhecimento de semáforos e muito mais.

A mesa de simulação

Foi concebida uma mesa de simulação para o desenvolvimento de projectos com o robô LIMO. Esta vai ajudá-lo a simular e testar rapidamente as funções em desenvolvimento com o robô, de forma prática e fácil, num cenário mais realista possível.

Porque a mesa de simulação é necessária? 

  • Ideal para iniciantes, perfeito para o ensino nas demonstrações e testes
  • Perfeito para desenvolver novas funções tais como, o reconhecimento de obstáculos, posicionamento e navegação
  • Fácil de montar, apenas 15 minutos bastam para instalar ou desmontar a mesa

Com a mesa de simulação é possível desenvolver e demonstrar várias funções: reconhecimento de semáforos, estacionamento em marcha atrás, curvas flexíveis ou subidas e descidas suaves.

Comece hoje a desenvolver o seu projecto com o robô LIMO!

Categories: Agile.XNews

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Product Enquiry